quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Um belo prato de macarrão não é crime nessa dieta.


Dieta do carboidrato? Como funciona?

A dieta funciona assim, os carboidratos ficam expressamente proibidos principalmente nas primeiras 48 horas, onde o Cetônico começa a agir, pois normalmente o cetônico não funciona quando ingerimos carboidratos, antes das 48 horas a sensação de fome é intensa, por este motivo consuma outros alimentos desde que não sejam carboidratos, afinal, para seguir a dieta à risca pode-se consumir demais alimentos (vide lista de alimentos permitidos). Assim como a dieta sem lactose, na qual você evita os alimentos que contém lactose.
O objetivo de fazer o cetônico agir é fazer com que ele utilize as energias que ficaram armazenadas, ele só vai agir se não for consumido nenhum carboidrato.
OBS: É de grande importância salientar que a dieta do carboidrato não deve exceder o período de 30 dias, a dieta deve ser feita de 15 em 15 dias. Lembrando que deve haver um espaço de 3 dias entre o fim da primeira quinzena e o início da segunda.
Outro ponto importante é não continuar a dieta mais do que o tempo estabelecido, afinal, a falta de carboidratos pode se tornar um problema mais tarde. Lembrem-se, tudo em exagero, não faz bem! Caso o seu objetivo seja emagrecer bastante, o ideal é consultar um profissional que vai indicar uma dieta mais correta a seguir e o mais importante, você vai emagrecer com saúde através de uma reeducação alimentar.

A dieta é constituída de três fases e tem uma duração total de, no máximo, 15 dias, confira:

                                   ·        Primeira fase da dieta do carboidrato

É a fase mais complicada, pois é necessário eliminar completamente o consumo de carboidratos das refeições e obrigar o corpo a consumir gordura. Sua duração gira em torno de 2 dias, para a maioria das pessoas, e em alguns casos pode se estender a 3 dias.
Logo que o estoque de carboidrato acaba, as células passam a consumir gordura na forma de corpos cetônicos por um processo chamado cetogênese, resultando em perda de peso.
Como esses compostos, em excesso, podem ser perigosos e levar a um quadro de cetoacidose, o recomendado é que a dieta dos carboidratos não seja mantida por longos períodos.

·        Segunda fase da dieta do carboidrato
Nessa fase, que começa com o início da cetogênese e dura até o final da primeira quinzena da dieta, o consumo de carboidratos ainda é evitado, porém há uma tolerância para a ingestão de até 20 gramas dessa substância por dia, o correspondente à mais ou menos 10% da necessidade normal do organismo.

·        Terceira fase da dieta do carboidrato
Nessa etapa diversas frutas são liberadas para consumo, desde que compostas por menos de 10% de carboidratos, o que torna a dieta menos complicada de ser seguida.

Cuidados a serem seguidos

A dieta do carboidrato pode ser feita por 15 dias sem interrupção, no máximo. Depois desse tempo é fundamental interrompe-la por 3 dias, quando se deve comer normalmente. Para melhores resultados a dieta pode ser retomada, apenas uma única vez, por mais 15 dias. Prolongar o tempo de restrição de carboidratos por mais tempo é altamente contraindicado e pode trazer sérios prejuízos ao organismo;
É importante não descuidar da hidratação e se alimentar a cada 3 horas, garantindo os elementos necessários ao funcionamento celular; Nessa última etapa, da dieta já permite incluir uma variedade de alimentos no cardápio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário