quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Veja um vídeo do professor Paulo Jubilut: sobre explicações básicas de CARBOIDRATOS. É pra você amigo que deixa para estudar em cima da hora! Bom Estudo!

CARBOIDRATOS


São substâncias orgânicas chamadas de hidratos de carbono(2 átomos de hidrogênio, 1 de carbono e 1 átomo de oxigênio). Sua fórmula empírica é (CH2O)n - carbo (carbono) hidrato (hidros = água). Os carboidratos são a maior reserva de energia de todo o reino vegetal, sendo produto do processo fotossintético(amido) e no reino animal, são encontrados em pequenas quantidades no sangue, sob a forma de glicose, e no fígado e músculos, sob a forma de glicogênio.

Função


Energética: constituem a primeira e a principal substancia a ser convertida em energia calorífica, sob a forma de ATP. Nas plantas, o carboidrato é armazenado como amido, nos amiloplastos; nos animais, é armazenado no fígado  e nos músculos como glicogênio. É o principal combustível utilizado pelas células no processo respiratório a partir do qual se obtém energia para ser gasta no trabalho celular.

Estrutural: determinados carboidratos proporcionam rigidez, consistência e elasticidade a algumas células. A pectina, a hemicelulose e a celulose compõem a parede celular dos vegetais. A quitina forma o exoesqueleto dos artrópodes. Os ácidos nucléicos apresetam carboidratos, como a ribose e a desoxirribose, em sua estrutura. Entram na constituição de determinadas estruturas celulares funcionando como reforço ou como elemento de revestimento.


Classificação



Segundo a ocorrência ou não de hidrólise os carboidratos são classificados em:
  • Monossacarídeos;
  • Oligossacarídeos;
  • Polissacarídeos;
  • Holosídeos;
  • Heterosídeos.

Obs.: Já houve explicação dos Monossacarídeos e Oligossacarídeos.

.

Polissacarídeos

Sofrem hidrólise produzindo grande quantidade de monossacarídeos. Ocorrem no talo e folhas vegetais e camada externa de revestimento de grãos e são insolúveis em água.
Exemplo: Celulose, Amido e Glicogênio
Os polissacarídeos ou açúcares múltiplos são carboidratos formadas pela união de mais de dez moléculas monossacarídeas, constituindo, assim, um polímero de monossacarídeos, geralmente de hexoses. Ao contrário dos mono e dos dissacarídeos, os polissacarídeos são insolúveis em água; não alteram, pois, o equilíbrio osmótico das células e se prestam muito bem à função de armazenamento ou reserva nutritiva. De acordo com a função que exercem os polissacarídeos classificam-se em energéticos e estruturais. Polissacarídeos energéticos têm função de reserva nutritiva. Os mais importantes são o amido e o glicogênio.
  • Amido - principal produto de reserva nutritiva vegetal.(mandioca, batata doce, cará), caules do tipo tubérculo (batatinha), frutos e sementes. Constitui um polímero de glicose (mais ou menos 1.400 unidades de glicose) com ligação glicossídica.
O amido constitui-se de dois tipos diferentes de polissacarídeos: a amilose com cerca de 1.000 unidades de glicose numa longa cadeia não ramificada enrolada em hélice e a amilopectina com cerca de 48 a 60 unidades de glicose dispostas em cadeias mais curtas e ramificadas. Espiral helicoidal da amilose.
  • Glicogênio - polissacarídeo de reserva nutritiva dos animais, o glicogênio é encontrado, principalmente, nos músculos. Também é produto de reserva dos fungos. Constitui um polímero de glicose (mais ou menos 30.000 resíduos de glicose) com ligação glicossídica e várias ramificações.
Polissacarídeos estruturais entram na formação de algumas estruturas do corpo dos seres vivos. Os mais importantes são a celulose e a quitina.
  • Quitina - é um polissacarídeo que possui nitrogênio em suas unidades de acetilglicosamina. Constitui o exoesqueleto dos artrópodes e é também encontrada na parede celular dos fungos. A quitina é um polímero de acetilglicosamina com ligações β.
Observação: existem outros tipos de polissacarídeos denominados hetropolissacarídeos que originam, por hidrólise, vários tipos diferentes de monossacarídeos. Como por exemplo o ácido hialurônico, condroitinsulfato e a heparina.

Holosídeos e heterosídeos

Holosídeos

São os oligossacarídeos e polissacarídeos que, por hidrólise, produzem somente monossacarídeos. Tipo de açúcar encontrado nas plantas e vegetais.
Rafinose + 2 H2O → glicose + frutose + galactose
Celulose + n H2O → n glicose

Heterosídeos

São os oligossacarídeos e polissacarídeos que, por hidrólise, produzem monossacarídeos e outros compostos.
Amidalina ( C20H27O11N ) + 2 H2O → 2 glicose + HCN + benzaldeídos.

Derivados de carboidratos

Amidalina - Ácido glicônico - Ácido glicurônico - Ácido sacárico - Sorbitol - Trinitrato de celulose - Piroxilina - Acetato de celulose.

Curiosidade básica: Os carboidratos têm funções estruturais da membrana celular; fornecimento de uma fração significativa de energia, além de ter função anticoagulante (heparina), lubrificante e antigênica (ativa o sistema imunológico). Os carboidratos também são conhecidos como açúcares. Eles constituem os ácidos nucleicos, DNA e RNA.


Curiosidades

 Curiosidades






A energia dos carboidratos é importante para manter nossa temperatura estável. Por isso, os alimentos ricos em carboidratos são chamados combustíveis.

Os carboidratos mais simples que existem, são: glicose e frutose . 

A palavra "carboidratos" é formada pelo termo Carbo que significa "carbono" e Hidrato que corresponde a "hidratado", isto é, "com água".

Por ser considerado o principal produto da fotossíntese, em sua maioria, os carboidratos são encontrados nos vegetais.

O carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro.
O carboidrato mais abundante na natureza é a celulose.



Dieta de carboidrato em excesso pode causar Alzheimer

Dieta de carboidrato em excesso pode causar Alzheimer

capa_dietaalzaimer


Uma respeitada Clínica Mayo (EUA) realizou um estudo e neste indica que idosos que fazem dieta rica em carboidratos são quatro vezes mais propensos a desenvolver transtorno cognitivo leve (TCL), um precursor para a doença de Alzheimer. E alertam também que dietas ricas em açúcar também aumentam o risco.No Brasil, estima-se que haja 1 milhão e 200 mil pessoas com Alzheimer. Outras pesquisas estimam que 6% dos 15 milhões de idosos brasileiros sofram com a doença.
Pesquisas anteriores sugeriram que 10 a 15% das pessoas com TCL desenvolvem demência todos os anos.
TCL é definida como a perda de memória aparente para o indivíduo e aqueles à sua volta, mas com ausência de sintomas de demência, como mudanças de personalidade e humor.
Especialistas afirmam que é importante identificar as pessoas com TCL, pois eles podem estar nos estágios iniciais da doença e mais susceptíveis a se beneficiar de um tratamento precoce no futuro.
Segundo Rosebud Roberts, principal autora do estudo, uma alta ingestão de carboidratos pode ser ruim porque eles impactam o metabolismo da glicose e insulina.
Os níveis elevados de glicose podem afetar vasos sanguíneos do cérebro e desempenhar um papel importante no desenvolvimento das placas amiloides beta, proteínas tóxicas para a saúde cerebral que são encontradas nos cérebros de pessoas com Alzheimer, e que podem ser a principal causa da doença.

Fonte: Hypescience
Vantagens e desvantagens da “DIETA DO CARBOIDRATO”

A dieta do carboidrato é vantajosa porque resulta em emagrecimento rápido. Os seus resultados são mais evidentes do que os regimes que reduzem o valor calórico ou de gordura. No entanto, as restrições alimentares podem resultar em sérios prejuízos para a saúde.
A falta de carboidratos no organismo conduz para um quadro de cetose. Este problema pode causar náuseas, mau hálito, fadiga, tontura e desidratação. A dieta também costuma ser pobre em fibras, o que pode resultar em constipação intestinal. O consumo de alimentos gordurosos também faz com que a concentração de gordura no sangue aumente.
Devido ao cardápio restritivo, a dieta dos carboidratos não deve ser seguida por longos períodos. Ela também não é capaz de ensinar a comer adequadamente.

Alimentos permitidos na “DIETA DO CARBOIDRATO”

Veja alguns dos alimentos permitidos na dieta do carboidrato na lista abaixo, estes alimentos podem ser consumidos à vontade.

Acelga
Agrião
Água c/ gás
Água natural
Alface
Aspargos
Atum
Aves
Azeite
Azeitona
Bacalhau
Berinjela
Brócolis
Bacon
Café
Caranguejo
Carne em geral
Caviar
Cebola como tempero
Cenoura  uma por dia
Chás
Chicória
Chuchu
Coca light
Cogumelo
Couve
Couve flor
Espinafre
Frango
Gelatina diet
Gin
Guaraná diet
Jiló
Lagosta
Limão
Linguiça
Manteiga
Margarina
Mexilhões
Nabo
Omelete
Ostra
Ovo cozido
Peixe
Pepino
Pepsi light
Pimentão
Presuntos
Queijo (industrializado)
Quiabo
Rabanete
Repolho
Sal
Salada verde
Salaminho
Salsa
Sashimi
Soda diet
Sopa de legume
Suco clight
Tomate
Trident
Sukiaki sem macarrão
Vagem



Alimentos proibidos na “DIETA DO CARBOIDRATO”

Alguns alimentos são proibidos durante toda a dieta, os quais devem ser evitados em qualquer quantidade, pois são fontes de carboidratos. É importante salientar que não se deve quebrar a sua dieta, mesmo que seja com pequenas quantidades de carboidratos, afinal, qualquer ingestão de carboidratos vai fazer com que o cetônico deixe de funcionar, logo terá que iniciar o processo das 48 horas novamente. Por isso, não vale à pena cair na tentação para que a dieta traga um resultado satisfatório.
Veja a seguir a tabela de alimentos fontes de carboidratos que não devem ser consumidos.


Arroz
Açúcar
Apresuntados
Achocolatados
Bolachas
Beterraba
Ervilha
Farinhas e derivados
Feijão
Milho verde
Maisena
Massas
Mandioca
Quibe
Queijo
Sagu, batatas
Um belo prato de macarrão não é crime nessa dieta.


Dieta do carboidrato? Como funciona?

A dieta funciona assim, os carboidratos ficam expressamente proibidos principalmente nas primeiras 48 horas, onde o Cetônico começa a agir, pois normalmente o cetônico não funciona quando ingerimos carboidratos, antes das 48 horas a sensação de fome é intensa, por este motivo consuma outros alimentos desde que não sejam carboidratos, afinal, para seguir a dieta à risca pode-se consumir demais alimentos (vide lista de alimentos permitidos). Assim como a dieta sem lactose, na qual você evita os alimentos que contém lactose.
O objetivo de fazer o cetônico agir é fazer com que ele utilize as energias que ficaram armazenadas, ele só vai agir se não for consumido nenhum carboidrato.
OBS: É de grande importância salientar que a dieta do carboidrato não deve exceder o período de 30 dias, a dieta deve ser feita de 15 em 15 dias. Lembrando que deve haver um espaço de 3 dias entre o fim da primeira quinzena e o início da segunda.
Outro ponto importante é não continuar a dieta mais do que o tempo estabelecido, afinal, a falta de carboidratos pode se tornar um problema mais tarde. Lembrem-se, tudo em exagero, não faz bem! Caso o seu objetivo seja emagrecer bastante, o ideal é consultar um profissional que vai indicar uma dieta mais correta a seguir e o mais importante, você vai emagrecer com saúde através de uma reeducação alimentar.

A dieta é constituída de três fases e tem uma duração total de, no máximo, 15 dias, confira:

                                   ·        Primeira fase da dieta do carboidrato

É a fase mais complicada, pois é necessário eliminar completamente o consumo de carboidratos das refeições e obrigar o corpo a consumir gordura. Sua duração gira em torno de 2 dias, para a maioria das pessoas, e em alguns casos pode se estender a 3 dias.
Logo que o estoque de carboidrato acaba, as células passam a consumir gordura na forma de corpos cetônicos por um processo chamado cetogênese, resultando em perda de peso.
Como esses compostos, em excesso, podem ser perigosos e levar a um quadro de cetoacidose, o recomendado é que a dieta dos carboidratos não seja mantida por longos períodos.

·        Segunda fase da dieta do carboidrato
Nessa fase, que começa com o início da cetogênese e dura até o final da primeira quinzena da dieta, o consumo de carboidratos ainda é evitado, porém há uma tolerância para a ingestão de até 20 gramas dessa substância por dia, o correspondente à mais ou menos 10% da necessidade normal do organismo.

·        Terceira fase da dieta do carboidrato
Nessa etapa diversas frutas são liberadas para consumo, desde que compostas por menos de 10% de carboidratos, o que torna a dieta menos complicada de ser seguida.

Cuidados a serem seguidos

A dieta do carboidrato pode ser feita por 15 dias sem interrupção, no máximo. Depois desse tempo é fundamental interrompe-la por 3 dias, quando se deve comer normalmente. Para melhores resultados a dieta pode ser retomada, apenas uma única vez, por mais 15 dias. Prolongar o tempo de restrição de carboidratos por mais tempo é altamente contraindicado e pode trazer sérios prejuízos ao organismo;
É importante não descuidar da hidratação e se alimentar a cada 3 horas, garantindo os elementos necessários ao funcionamento celular; Nessa última etapa, da dieta já permite incluir uma variedade de alimentos no cardápio.