sábado, 1 de novembro de 2014

Fique atento no colesterol!


                                                        

                                   O COLESTEROL

                                 
          As gorduras do sangue - os lipídios - são compostos principalmente pelo Colesterol, o HDL Colesterol (chamado de o bom colesterol), o LDL Colesterol (chamado de o mau colesterol) e os Triglicerídios.

A Associação Médica Americana insiste em que os níveis de colesterol normais se situem abaixo de 200 mg % e que o HDL Colesterol esteja acima de 35 mg %.
A Tabela do Massachusetts General Hospital de Boston adota como níveis normais, para as diferentes idades, a tabela abaixo: 

COLESTEROL TOTAL

  
Menos de 29 anosabaixo de 200 mg %
de 30 até 39 anosabaixo de 225 mg %
de 40 até 49 anosabaixo de 245 mg %
acima de 50 anosabaixo de 265 mg %
                                           
PARA O HDL COLESTEROL DÃO COMO VALORES NORMAIS 

Homensde 30 a 70 mg %
Mulheresde 30 a 90 mg % 
PARA O LDL COLESTEROL
homens e mulheres50 a 190 mg %      
OS RISCOS DE DOENÇA CARDIOVASCULAR RELACIONADOS AOS ÍNDICES DOS NÍVEIS DE LIPÍDIOS NO SANGUE, FORMULADOS PELA AAM AMERICANA SÃO:     

Colesterol menor do que 200 mg % e HDL Colesterol maior do que 34 mg %.   

Se não houver outros fatores de risco, a chance de doença cardiovascular é relativamente pequena. Essa pessoa deve repetir os exames a cada 5 anos e deverá seguir as recomendações para prevenir as doenças cardiovasculares.   

Colesterol menor do que 200 mg % e HDL Colesterol maior do que 35 mg %.  

Primeiro, deve verificar o LDL Colesterol e falar com o seu médico sobre qual a conduta a seguir. Segundo, controlar os outros fatores de risco e terceiro, aumentar a sua atividade física.  
Colesterol entre 200 e 239 mg % e HDL Colesterol acima de 34 mg % e menos do que dois fatores de risco.   

Essa situação pode duplicar as chances de ter doença cardiovascular. Os incluídos nesse grupo devem primeiro corrigir os outros fatores de risco; segundo, controlar o colesterol a cada dois anos e terceiro, basicamente, procurar modificar a sua dieta e aumentar sua atividade física. Nem todas as pessoas que têm esses níveis estão realmente ameaçadas de doença cardiovascular. Fale com o seu médico a respeito disso.   

Colesterol total de 200 a 239 mg %, HDL Colesterol menor do que 35 mg % e mais do que dois fatores de risco.    

Nesse caso a pessoa pode ter uma chance dobrada de doença cardiovascular assim como as pessoas com menos de 200 mg %. Deverá verificar o LDL Colesterol e falar com o seu médico, que o orientará sobre os controles e as medidas a seguir. Também deverá controlar os outros fatores de risco, corrigir a dieta e aumentar a atividade física.    

Colesterol acima de 240 mg %.     

O risco de doença cardiovascular é grande e maior ainda, se tiver outros fatores de risco. Deverá verificar o LDL Colesterol e mostrar ao seu médico que vai interpretar os exames. O seu médico irá orientá-lo para reduzir esse e os outros fatores de risco.    


DESCONTRAINDO ;)   

          


CURIOSIDADES :


                                                                                                                                             

Obesidade prejudica o cérebro 

Pesquisa, realizada nos Estados Unidos, revelou que comer demais provoca inflamação cerebral e pode deixar a pessoa neurologicamente incapaz de controlar seu apetite!

Estar acima do peso ou obeso não é ruim somente por uma questão de aparência. Como todos sabem, diversas doenças estão associadas a esse problema, como diabetes, doenças cardiovasculares, menor expectativa de vida e assim por diante. Mas estudos recentes podem nos deixar ainda mais preocupados.


Uma pesquisa, realizada na Universidade de Nova York, revelou que comer demais provoca inflamação cerebral e pode deixar a pessoa neurologicamente incapaz de controlar seu apetite! Ao analisar um grupo de pessoas, os pesquisadores descobriram que no cérebro dos obesos e de pessoas acima do peso há altos níveis de fribriogênio, proteína que o deixa o órgão exposto há tais inflamações. 
Associado a isso, uma outra alteração foi constatada. Com um córtex menor – região do cérebro que administra a tomada de decisões -, os gordinhos podem ficar com consequências permanentes, uma vez que não conseguem mais controlar o apetite ou chegar à conclusão de quando parar de comer.
Outro grande problema relacionado à obesidade está a dificuldade de se lembrar das coisas. Uma outra pesquisa, também desenvolvida nos Estados Unidos, apontou que o excesso de peso afeta a capacidade de memorização, mas nesse caso a notícia boa é que o estado é reversível. A pessoa só precisa emagrecer.   
Associado a isso, uma outra alteração foi constatada. Com um córtex menor – região do cérebro que administra a tomada de decisões -, os gordinhos podem ficar com consequências permanentes, uma vez que não conseguem mais controlar o apetite ou chegar à conclusão de quando parar de comer.
     

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário