quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Alimentos ricos em lipídios


Os lipídios, também chamados gorduras, não têm boa fama. Muito pelo contrário, as recomendações dizem que uma alimentação saudável deve conter uma baixa porcentagem de gorduras. Mas nem todos os alimentos com lipídios são da mesma qualidade, por isso é preciso conhecer quais são os alimentos ricos em lipídios e, por sua vez, ter em mente que alimentos contêm lipídios benéficos e quais não.
Os lipídios, também conhecidos como gorduras ou ácidos graxos, são necessários para um bom funcionamento orgânico. Estes devem estar incluídos na dieta diária em uma porcentagem de entre 25 - 30% do valor calórico total. 
O mais importante a levar em conta com os lipídios é a qualidade dos mesmos. Para isso é importante estabelecer uma classificação especial e quais alimentos contêm essas gorduras.


Classificação de ácidos graxos



Lipídios saturados: são aqueles que têm apenas ligações simples. 
Lipídios monoinsaturados: são aquelas gorduras que têm apenas uma ligação dupla de carbono. Por exemplo ácido ômega 9. 
Lipídios poliinsaturados: são aqueles que possuem várias ligações duplas entre seus carbonos. Por exemplo: ácido ômega 3 e ácido ômega 6.


Alimentos com lipídios



Alimentos que contêm lipídios saturados: são aqueles que provêm dos alimentos de origem animal, tais como: alimentos inteiros, manteiga, gordura, carnes com gordura, queijos gordurosos, toucinho, frios ou embutidos, creme de leite, sorvetes de creme. Também é possível encontrar gorduras saturadas em alimentos como óleo de coco ou azeite de dendê. Um excesso de consumo destes alimentos pode aumentar de maneira significativa os níveis de colesterol LDL ou ruim.






Alimentos que contêm lipídios monoinsaturados: Podem ser encontrados em alimentos de origem vegetal, tais como azeite de oliva e óleo de canola.








Alimentos que contêm lipídios poliinsaturados: podemos mencionar dentro deste grupo o peixe de mar, os óleos de peixe, girassol, milho, soja, nozes, amendoim, amêndoas, castanhas, sementes de linho, chia, sésamo.





Tanto os alimentos ricos em lipídios monoinsaturados como os poliinsaturados são alimentos que ajudam a reduzir o colesterol ruim ou LDL e a aumentar o colesterol bom ou HDL, desta forma estes alimentos reduzem o risco de sofrer doenças cardiovasculares



Nenhum comentário:

Postar um comentário