quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Ácido graxo essencial - Lipídios



Os ácidos graxos essenciais  ou ácidos gordos essenciais  são os ácidos graxos que não são produzidos bioquimicamente pelos seres humanos e devem ser adquiridos da dieta. O termo "àcido graxo essencial" refere-se aos ácidos graxos necessários aos processos biológicos e não à aqueles que funcionam como fonte de energia.

Compreendem duas família: os ómega 3 e os ômega 6. Inicialmente, após a descoberta em 1923 do fato de que se tratavam de nutrientes essenciais, foram designados por vitamina F. Em 1930 Burr e Miller mostraram que eram mais bem classificados comogorduras do que como vitaminas.

Funções


Os efeitos biológicos dos ácidos graxos ω-3 e ω-6 são mediados por suas interações mútuas.
No corpo, ácidos graxos essenciais servem à múltiplas funções. Em cada uma delas, o equilíbrio da dieta entre ω-3 e ω-6 afeta fortemente a função.
  • Eles são modificados para fazer
    • a clássica eicosanoids (afetando inflamação e diversas outras funções celulares)
    • os endocanabinoides (afetando humor, comportamento e inflamação)
    • as lipoxinas que são um grupo de eicosanoids derivativas formadas através do caminho da lipo-oxigenase dos ω-3 e ω-6 (na presença de ácido acetilsalicílico, diminuindo a inflamação)
  • Eles formam tecidos adiposos (influenciando a sinalização celular)
  • Eles agem no DNA (ativando ou inibindo a transcrição de fatores)

Fontes alimentares

Algumas fontes alimentares de ácidos graxos ω-3 e ω-6 são peixes e mariscossemente de linhocannabisóleo de sojaóleo de canolasemente de chia,semente de abóborasemente de girassol, e nozes.
Os Ácidos graxos essenciais participam de diversos processos metabólicos, e há evidência para sugerir que baixo níveis de ácidos graxos essenciais, ou o incorreto equilíbrio de tipos de ácidos graxos, pode ser fator de risco para diversas doenças, incluindo a Osteoporose.
Fontes vegetais de ω-3 não contêm Ácido eicosapentaenoico (EPA) nem Ácido docosa-hexaenoico (DHA). O corpo humano pode (e em caso de uma dieta exclusivamente vegetariana frequentemente deverá, a menos que certas Algas ou suplementos derivados delas sejam consumidos) converter Ácido alfalinolênico‎ (ALA) em EPA e na seqüencia em DHA. Entretanto isto necessita de mais esforço metabolico, o que é tido como a razão para a absorção de ácidos graxos ser maior quando a fonte alimentar é animal ao invés de vegetal.


           




Para interesse de contato com especialistas do assunto clique:

Nenhum comentário:

Postar um comentário